03/02/2007

A carne nova

Enquanto nos aproximamos do retorno à rotina normal, procuro me preparar para as coisas novas que encontraremos nessa volta. Entre elas, os nossos novos amigos calouros. É fato que quando somos calouros realmente acreditamos que toda essa história de trote, superioridade veterana, respeito e afins é verdadeira. Mas hoje, como veterano, percebo que muito disso tem muito de lenda, uma boa parcela de tradição, e o resto de mentira mesmo.
Meu primeiro passo, assim que eu soube da divulgação dos aprovados em 1ª chamada, foi pesquisar os nomes no Orkut. Empolgado (infantilmente) com a minha nova condição de veterano, deixei recados aos egressos que encontrei. Os recados eram mais ou menos assim: "Fulano de Tal, você foi aprovado no vestibular de Jornalismo do Bom Jesus/Ielusc. Calouro, sua hora está chegando". Esse intimidação tímida não é lá de tão bom gosto, mas acabou me trazendo algo bom. Em primeiro lugar, penso que seja uma maneira (pouco ortodoxa) de integrar, de cara, os novos ielusquianos. Pessoalmente, eu não me senti acolhido pelos nossos veteranos (é certo que não festei com eles) e gostaria que acontecesse o mesmo com os nossos calouros. Em segundo lugar, tive boas surpresas. Três ou quatro das pessoas que eu deixei recado não sabiam que haviam sido aprovadas (a lista estava prevista para sair em 10 de dezembro, mas saiu dia 7 à tarde). Acabei sendo mensageiro de uma boa nova aos nossos novos colegas.

O que há de palpável é que eu vinha, durante as férias, com vontade de interagir com os novos colegas e mostrar para eles que são bem-vindos no universo ielusquiano. Mas minha obrigação de veterano é intimidá-los quanto ao trote, pois se algum veterano "fura" essa tendência, o trote perde a graça. Mas é certo que este tendo passado, vou tentar ser o mais simpático e receptivo possível. Até porque não me sinto veterano. Sou, mas não me sinto.

P.S.: se estiverem dispostos, pesquisem alguns dos profiles deles. Há algumas pérolas, como meninas que dizem orgulhosas na seção "Quem Sou Eu": "Um futura jornalista!!!!". Nada como o idealismo dos iniciantes.

Nenhum comentário: